Machado de Assis Swing Homoerótico

– O mar amanhã está de desafiar a gente, disse-me a voz de Escobar,
ao pé de mim.

– Você entra no mar amanhã?

– Tenho entrado com mares maiores, muito maiores. Você não imagina o que é um bom mar em hora bravia. É preciso nadar bem, como eu, e ter estes pulmões disse ele batendo no peito, e estes braços; apalpa.

Apalpei-lhe os braços, como se fossem os de Sancha. Custa-me esta confissão, mas não posso suprimi-la; era jarretar a verdade. Nem só os apalpei com essa idéia, mas ainda senti outra cousa, achei-os mais grossos e fortes que os meus, e tive-lhes inveja; acresce que sabiam nadar.

Quando saímos, tornei a falar com os olhos à dona da casa. A mão dela apertou muito a minha, e demorou-se mais que de costume

A modéstia pedia então, como agora, que eu visse naquele gesto de Sancha uma sanção ao projeto do marido e um agradecimento. Assim devia ser. Mas o fluido particular que me correu todo o corpo desviou de mim a conclusão que deixo escrita. Senti ainda os dedos de Sancha entre os meus, apertando uns aos outros. Foi um instante de vertigem e de pecado. Passou depressa no relógio do tempo; quando cheguei o relógio ao ouvido, trabalhavam só os minutos da virtude e da razão.

– … Uma senhora deliciosíssima, concluiu José Dias um discurso que
vinha fazendo.

– Deliciosíssima! Repeti com algum ardor, que moderei logo,
emendando-me: Realmente, uma bela noite!

(trecho do CAPÍTULO CXVIII / A MÃO DE SANCHA, DOM CASMURRO)

Sobre José Rodrigo Rodriguez

Escritor de poesia/prosa e teórico crítico.
Esse post foi publicado em Constelação LAERTE - n. Zero e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

